Retrato Corporativo

“Usualmente o retrato representa um indivíduo único, mas esta definição simples esconde a complexidade e as contradições da retratística. Enquanto um retrato pode estar relacionado à semelhança, como algo referente às características físicas de uma pessoa, pode também representar a posição social do retratado ou a sua ´vida interior´, como seu caráter e suas virtudes”. (Shearer West. Portraiture. Oxford University Press)

Portanto, o retrato é um gênero da pintura, com o objetivo de representar a aparência visual de uma pessoa, em geral um ser humano, embora também possam ser representados animais.

O Retrato Corporativo ou Business Portrait é um produto bastante conhecido em sua versão fotográfica como um instrumento eficaz de valorização de imagem e da marca da empresa. A apresentação eficaz e agradável da imagem de seus colaboradores tornou-se imprescindível para as relações públicas nos dias de hoje. A versão pictórica que o Atelier Medinaceli apresenta traz um elemento adicional: o retrato como obra de arte. Como é característico da pintura a óleo, agrega-se conteúdos ricos e significativos à imagem, sem perder as características de uma comunicação eficaz.

Para Colaboradores e dirigentes, um instrumento de comunicação e apresentação profissional. Para clientes e fornecedores, um presente único e exclusivo. Aos fundadores, uma bela e significativa homenagem. A pintura é realizada a partir de fotografias ou ao vivo. O retratado pode fornecer fotos para uma avaliação ou as fotografias podem ser feitas in loco, especialmente para o retrato. Nas sessões ao vivo é possível fotografar o retratado de modo controlado e favorável à pintura, ao mesmo tempo em que se prepara um sketch, ou esboço preparatório.

Na frase seguinte temos o pleno significado deste gênero artístico:

“Reconhecimento pelos anos de trabalho. Gratidão pelos serviços e negócios realizados” (L. Loard)